domingo, 9 de outubro de 2011

Surgimento do capacete no Futebol Americano


Caros leitores,
Essa semana falaremos sobre o surgimento do Capacete no futebol americano:

Quando se trata de capacetes de futebol americano, há alguma discussão entre os historiadores, “quem” realmente inventou a primeira proteção na cabeça. Há uma referência a um aspirante da Marinha chamado José Mason Reeves, depois Almirante Reeves, ir a um sapateiro para fazer a proteção para a cabeça para que ele pudesse continuar jogando sem o medo da morte ou como o médico da época declarou: “insanidade instante”. A primeira proteção da cabeça documentada foi feita em 1896 em Lafayette College.

Protetores de cabeça não era equipamento obrigatório, desde o início. Por uma questão de fato, nos primórdios do futebol americano, eram considerados ataques contra a masculinidade do homem. Estes ataques resultaram em problemas físicos e o jogo continuou a ser brutal.
Proteções de coxas e ombros foram aumentando, e proteção de cabeça tornou-se cada vez mais popular. Capacetes de couro foram projetados para proteger a cabeça inteira e deixou apenas os ouvidos para que os jogadores pudessem ouvir as chamadas do campo.

Os capacetes foram melhorados ao longo dos anos pelo estofamento mais adequado e acrescentando-lhe um cinto correia no interior do capacete para reduzir a pressão do impacto. Em 1905, o então presidente, Theodore Roosevelt exigiu mudanças nas regras, porque as lesões estavam ficando fora de controle. Isso levou à criação da National Collegiate Athletic Association, NCAA. Uma das mudanças de regra mais importante foi à adoção do passe para frente. Esta regra abriu o campo de futebol e lesões foram reduzidas em 31%.

Mesmo com a criação da NCAA e um conjunto uniforme de regras, os ferimentos na cabeça continuaram. Foi somente em 1939 que o uso de um capacete de futebol tornou-se obrigatória no futebol americano universitário e em 1943 para as equipes profissionais da NFL.

Rawlings e Spalding foram alguns dos primeiros fabricantes de capacetes de futebol de couro. Mas em 1939, John T. Riddell patenteou o primeiro capacete de futebol americano de plástico. Os capacetes de plástico primeiro tiveram problemas, porque eram frágeis quando contato cabeça com cabeça. Mas anos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de absorção de energia tem levado os capacetes a serem item essencial e obrigatório para a pratica do futebol americano full pad´s.

QUADRO EVOLUTIVO DO CAPACETE DE FUTEBOL AMERICANO

Um comentário:

  1. Ola, qual a possibilidade de voces participarem de um torneio no pads, aqui em Curitiba nos dias 3 a 4/12, nossa intenção é termos de 4 a 6 times. ja que não estamos ainda habilitados para o paranaense da federação, desejamos fazer esse campeonat de fim de semana para que haja uma motivação maior para nossos atletas e criando uma oportunidade de reunir com equipes em processo de desenvolvimeto para trocarmos experiencias engrandecendo o esporte aqui no Parana, a principio queremos convidar equipes aqui de Curitiba, Dois Vizinhos , Londrina, Maringa, Paranavai, Cascavel e demais times que estejam interessados.

    No aguardo

    Josue Kozoski

    Guardians Saints FA

    ResponderExcluir